terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Primeiro dia de aula de 2008

Todo primeiro dia de aula é especial, pois é o nosso primeiro contato com as turmas e no meu caso, o primeiro dia de aula seria em uma nova escola, a escola B.
Não é muito legal mudar de escola, pois nunca se sabe o que irá encontrar, pode ser algo muito bom, mas também corre-se o risco de ser algo ruim demais, e isso causa uma ansiedade tremenda. Por outro lado, tem a possibilidade de se mudar de ares, é o que todos falam, eu ainda não consegui ver algo de proveitoso nisso, se acaso um dia sentir eu conto.
Antes de ir para escola B, como de costume passei na escola A (minha sede), para ver o que estava acontecendo por lá. Depois de algum tempo desci para a escola B, onde enfrentaria as minhas novas turmas. Dobradinha nas duas primeiras aulas, lá vai eu subir pela primeira vez aquelas escadas. Os olhares das pessoas nos corredores erram totalmente decifráveis: - Quem será esse novo professor? Chegando à sala, como de costume, alguns alunos que não eram daquela sala, mas a inspetora logo pediu para que eles se retirassem. Apresentei-me, combinei com eles as regrinhas básicas de uma sala de aula (meu trato pedagógico), depois expus o conteúdo a ser trabalhado no decorrer do ano, após isso pedi que eles se apresentassem, mas através de uma redação, já aderindo o plano de ensino proposto para esse ano, que é enfatizar a leitura e a escrita.
Hora do intervalo! Fui direto para sala dos professores, liguei para um amigo da escola A, mas logo ouvi a diretora perguntando se era eu quem estava na linha, ela pegou o telefone e me deu uma das mais emocionantes notícias que um professor poderia receber. Na hora de apresentar os professores, os meus alunos do ano passado, vendo que eu não estava, começaram a gritar meu nome... e a diretora fazendo “Xiiiiii... silêncio...”, até que ela falou no microfone: - Calma! Ele não está aqui, mas será o professor de todos vocês! Aí que foi uma gritaria! (Palavras da minha diretora).
Nossa... isso me deixou muito, mas muito feliz, pois isso é a certeza que estou indo para o caminho certo, pois sou um professor muito exigente, cheio de regras, assumo ser chato as vezes.
Esta situação me leva a crer que a preocupação que tenho é entendia por meus alunos, mesmo sabendo que estas atitudes não são muitas vezes aceitas logo de início por eles.

Nenhum comentário: