terça-feira, 4 de março de 2008

Uma vergonha...

Este ano já tive minha primeira decepção. Explica-me uma coisa, qual o papel do professor na sala de aula? Ensinar, desenvolver e avaliar, certo? Se o aluno se nega a passar por esse processo, ou seja, não quer aprender, mesmo depois do professor ter usado todas as táticas pedagógicas de ensino possíveis e imaginárias para que mude esse quadro? A verdade é que muitas vezes estes alunos estão na escola por que são obrigados pelos pais, muitos para apenas conseguir um diploma, outros simplesmente para comércio de drogas.
Agora, o que fazer? Claro, que se o aluno se nega a aprender, e pior que isso, impede outros colegas de aprenderem, alguém deveria tomar alguma providencia, não acha?
Vários são os casos no Brasil de professores que são agredidos em sala de aula, na presença de toda a turma, simplesmente por ter feito alguma advertência verbal a esse aluno inconseqüente. Mesmo com esse grande índice não se toma providencia alguma! Até quando, mestres serão coagidos, desrespeitados, agredidos e até mesmo mortos, sendo mártires da educação?
Ontem mesmo, perguntei em uma das escolas que eu leciono se havia alguma política pedagógica para tratar estes casos, evitando assim graves problemas. A resposta foi simples: - O professor é obrigado dar média 5! Sem titubear respondi: - Aluno que não quer aprender e além de tudo atrapalha a aula, não tem como aprovar! Ele me respondeu: - Ta certo, você reprova e o conselho aprova! Gostou ou quer mais? – O professor é responsável pelo aluno, tem que fazer com que ele crie interesse. Ah! Em uma sala com 50 alunos? E os outros 49?
É por isso que muitos não se interessam, pois sabe que no final do ano todos passam mesmo, muitos alunos afirmam em nossa cara que só se reprova por faltas. Contudo, por esse ponto eles estão certo mesmo, infelizmente.
Isso foi uma afronta a minha inteligência, quer dizer que eu estudei a minha vida inteira para ser obrigado a passar alunos sem competência?
Como um aluno pode interpretar um texto se ele não sabe ler? E eu ainda sou obrigado a passar esse aluno? Fazendo isso eu também seria responsável pelo fracasso do mesmo, será que eles não percebem isso? Não tem como passar um aluno que não sabe e não sabe por que não quis aprender! Além do mais existem uma grande lista de espera de alunos que estão sem vagas, seria justo identificar estes que apenas esquentam cadeiras e dar lugar aos que querem estudar. No início do ano é comum ver alunos na secretaria chorando por vaga, chorando por que querem estudar. Sabe o que significa isso para um professor? Eu sei... se você é professor também sabe, corta a alma.
Deixo claro que não são todas as escolas que agem desta forma, pois trabalho em quatro escolas e todas elas, com exceção a do ocorrido, dão apoio ao professor quando se refere à qualidade das aulas. Algumas infelizmente dão mais valor ao bônus que é recebido no início do ano, bônus que é calculado principalmente por taxa de alunos aprovados e evadidos.
Termino dizendo apenas uma coisa: Pressão nem dinheiro nenhum vai comprar o múnus de ensinar que me foi incumbido, tão pouco anular a promessa que fiz em favor da verdade no dia em que colei grau.

Nenhum comentário: