domingo, 18 de maio de 2008

Será apenas sorte?

Esta semana que passou foi também complicada, com direito a até ameaças de morte. Tudo começou na sala de aula, quando uma aluna foi colocada pra fora por indisciplina, ela se recusou a sair e foi a maior confusão na sala.
Resultado: No outro dia encontrei na secretaria a aluna acompanhada de seus pais (até então eu não sabia do ocorrido), ela me cumprimentou e eu que estava carregando umas cadeiras para a sala dos professores, a cumprimentei e continuei a subir as escadas, pouco tempo depois desci para ver o nosso novo horário e ao subir novamente, ouvi o pai da aluna dizer que vice-diretora e ¨bosta¨ eram a mesma coisa, e que ele queria era falar com a diretora. Como isso em secretaria é uma coisa normal eu subi para minha sala. Durante uma das aulas um aluno me perguntou se algum professor foi mandado embora por ter chamado uma aluna de vagabundinha, eu respondi que não sabia de nada, e nem sabia mesmo, pois só fiquei sabendo na hora do intervalo, quando vi que os professores estavam todos preocupados, pois o pai da aluna ameaçou de matar o tal professor, a diretora, por sua vez, disse que iria fazer um boletim de ocorrência. A sorte do professor é que ele não tinha aula naquele dia. Será apenas sorte?
No outro dia ministrei aula na sala da aluna envolvida no ocorrido, ela foi a ultima a entrar na sala, chorando, pediu para conversar comigo, solicitei que a sala ficasse em silêncio que eu já voltaria, e saí da sala com ela.
Ela me contou o ocorrido: “Então professor, ontem eu me desentendi com o professor José e ele me tratou mal, chegando em casa eu falei pra minha mãe e ela contou pro meu pai, aí ele veio aqui na escola, brigou com a diretora e ela falou que ia na polícia”. Pedi para ela se acalmar, comecei a esclarecer alguns pontos: falei que não sabia o que realmente aconteceu, mas ressaltei sobre a inexperiência do professor e de sua humanidade, que se ele falou algo é porque queria o bem dela, pois se ele não estivesse nem aí com ela, simplesmente a ignoraria, que ele poderia realmente ter dito coisas que não deveria, mas que com certeza ela teria o provocado, e afinal de contas, que ser humano não erra? Também expliquei que professor esquece rápido das coisas que acontece na sala de aula, que não guarda rancor, e que com certeza na próxima aula ele nem lembraria do ocorrido (disse isso por experiência própria).
Pareceu-me que ela entendeu, pois ela disse que ia conversar com seu pai, e esclarecer que ficou nervosa também. Agradeceu-me e foi mais calma pra sala.
Ao meu ver esse incidente foi resolvido!

Um comentário:

Katia disse...

não quero ser pessimista!!
mas realmente espero q este incidente esteja resolvido!
Estou cansada de ver pais q não enxergam os erros de seus filhos! e acham q professor e escola é tudo uma "bosta"! não, q não existam professores q nem deveriam estar em sala de aula,como vc mesmo disse somos todos passíveis de erros!!!
AH!! mas me dói ,quando vejo a falta de educação q muitos alunos e pais destes tratam alguns professores e direção das escolas...
bj professor!